Cooperação Estado e Municípios melhora repasse de impostos.
29/01/2014
Em apresentação durante o 1º Fórum MunicÃpios e Soluções, na última quinta-feira (24.04), o secretário-adjunto da Receita Pública da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Jonil Vital de Souza, falou sobre as alternativas para potencializar a participação dos municÃpios na arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre a Propriedade de VeÃculos Automotores (IPVA).
Jonil explicou a situação da arrecadação dos municÃpios mato-grossenses e o quanto eles dependem do repasse desses dois impostos. Ele destacou os municÃpios nos quais acima de 40% de sua receita vêm do Ãndice de participação do ICMS, um repasse importantÃssimo e que para algumas prefeituras chega a ser a maior fonte de arrecadação, e exemplificou ações que podem ser desenvolvidas pela gestão municipal em conjunto com o Estado para implementar esta arrecadação.
"O objetivo principal é ter um espaço de cooperação para a melhoria da arrecadação, o que resulta em melhor repasse para os municÃpios. Para isso, é importante um alinhamento entre Estado e MunicÃpio com a troca de informações, ajuda na fiscalização e campanhas educativas", afirmou o adjunto.
Durante a sua fala, Jonil ressaltou também a importância dos municÃpios intensificarem o acompanhamento na fiscalização do recolhimento dos impostos, principalmente atuando sobre a regularização dos estabelecimentos comerciais, gerando maior recolhimento e, consequentemente, aumentando a participação do municÃpio no repasse do ICMS.
"Um contribuinte pode ser pequeno para um municÃpio como Cuiabá, por exemplo, mas pode ser muito importante para um municÃpio de menor porte. Se este contribuinte não está declarando, o municÃpio está perdendo", explicou.
Sobre o IPVA, o adjunto destacou que é fundamental que os carros que circulam naquela localidade sejam transferidos para lá, pois o repasse deste imposto para o municÃpio é de 50% do valor arrecadado. Ele sugeriu ainda a intensificação de campanhas para a conscientização dos proprietários desses veÃculos.
"Se a pessoa mora em um municÃpio e adquire um carro em outro, ao pagar o IPVA o recolhimento acontece em nome do municÃpio de origem do veÃculo. É importante que o carro seja transferido para o municÃpio onde ele estará circulando, pois o IPVA é um imposto impactante e recolhido anualmente", completou Jonil.
No portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br) é possÃvel obter mais informações sobre o treinamento realizado pela Unidade de Relações Federativas Fiscais (URFF), acessando o menu vertical à esquerda, IPM, Treinamento.
O 1º Fórum MunicÃpios e Soluções foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), nos dias 24 e 25 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
|
 |
|
Enviada por: Marinha Soares - ASC/Sefaz-MT em 28/04/2014 11:13:56 E-mail: Ouvidoria |
|