NOTICIAS

Cenário econômico de Mato Grosso é apresentado para comitiva chinesa



10/06/2013




Uma comitiva de empresários e representantes do Governo da China esteve reunida nesta sexta-feira (07.06) com o economista e secretário-adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Vivaldo Lopes, para conhecer melhor o cenário econômico do Estado e o perfil de crescimento para os próximos anos. A reunião ocorreu na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).

Segundo o engenheiro sênior e representante da estatal chinesa de ferrovias, Wang Jin Yong, o momento é propício para a obra. ¿Neste momento investigamos a vontade Governo e do setor privado em ter esta ferrovia, o que ficou evidente. Deve ser construída sob regime de parceria entre todos, já que todas as partes vão partilhar dos rendimentos¿, pontuou Wang, um dos responsáveis pelo planejamento da empresa.

A dificuldade logística enfrentada pelo Estado para escoar sua produção foi um ponto de curiosidade para o chefe da delegação, o Song Li. ¿Na China, quando vemos um problema de logística, os empresários se unem ao Governo e rapidamente está sanada esta dificuldade. Por que Mato Grosso ainda possui este gargalo?¿, questionou.

Em sua resposta, Vivaldo Lopes, explicou o processo de investimentos em infraestrutura do Brasil. ¿As obras no Brasil, em sua maioria, foram realizadas com recursos únicos do poder público, e o Governo Federal escolheu investir primeiro nos grandes centros urbanos, deixando a região Norte e Centro-Oeste para outro momento. Sem esta ajuda, o Governo do Estado não possui capital suficiente para atender a demanda sozinho, esta necessidade é uma grande oportunidade para investidores internacionais¿, respondeu Vivaldo.

Após fazer uma explanação sobre os ciclos econômicos de Mato Grosso, desde a cultura do ouro até o forte processo tecnológico atravessado pelo agronegócio, Vivaldo apresentou os números da economia do Estado com relação à nacional. Foram destacados o crescimento do Produto Interno Bruto, a participação estadual na produção nacional, e ainda a produção do Estado, mais especificamente da soja, do milho, e da pecuária.

RENEGOCIAÇÃO

O bom índice de classificação de risco (rating) atribuído a Mato Grosso pela Standard & Poor¿s ainda nesta semana foi outro ponto apresentado a comitiva chinesa. O representante do Banco Central da China, Zhu Wang, perguntou se a renegociação da dívida teve a ver com esta classificação e mais detalhes sobre o assunto. ¿Expliquei à comitiva todo o processo da dívida pública, sua consolidação, os motivos que fizeram o Governo do Estado obter este crédito e a aplicação dos recursos que agora o Estado deixa de pagar com dívida¿, concluiu Vivaldo Lopes.



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL