NOTICIAS

Fiplan é recomendado aos demais Estados pelo Ministério da Fazenda



22/02/2012




O Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan) será utilizado como modelo nacional aos demais Estados. O software passará a ser recomendado pelo Ministério da Fazenda por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em linhas gerais, o modelo de controle utilizado pelo Estado foi escolhido como o mais adequado as novas regras internacionais de contabilidade que passam a vigorar obrigatoriamente em todo o território nacional em 2013.

O Fiplan deverá substituir o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Fiafem), modelo hoje recomendado pelo Tesouro Nacional. A escolha já foi aprovada pelos demais Estados durante reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O convênio que oficializa a troca será assinado entre o Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) e o Serpro na primeira semana de março, em Brasília.

Segundo o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, a integração dos sistemas corporativos facilita a gestão do planejamento, da execução da programação financeira e contábil do Estado, de forma a tornar mais precisas as tomadas de decisão dos gestores. "O Fiplan possibilita unicidade de informações, facilitando a execução da programação financeira, a execução orçamentária da receita e da despesa, a contabilização e prestação de contas dos órgãos da administração direta e indireta", disse.

Rondônia é um dos Estados que já utilizam o Fiplan como sistema padrão. Em visita à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) a época em que firmou a parceria com Mato Grosso, o secretário-adjunto de Finanças de Rondônia, Wagner Luis de Souza, destacou o trabalho feito pelos desenvolvedores e gestores mato-grossenses. “Tivemos um conhecimento mais aprofundado sobre o Fiplan em um grupo de trabalho, o GFIN, do Conselho Nacional de Política Fazendária. Na ocasião, percebemos que o Estado de Mato Grosso está bem avançado na questão do controle e, principalmente, na implementação das novas regras de contabilidade que serão obrigatórias a todos em 2013, mas que aqui já estão valendo em 2012”, pontuou Wagner.

Idealizado e desenvolvido pelas Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan-MT) e de Fazenda, e pelo Cepromat, o Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária, conta única e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a este assunto. Além disso, a segurança do sistema alcança um percentual superior a 95%, bem acima do recomendado pelas normas da segurança da informação, que é de 70%.

Para o diretor de Relacionamento com o Cliente do Cepromat, Djalma Souza Soares, este é um bom momento para o Estado. “Estamos estudando o plano de negócios para ofertar o Fiplan a todo o país. Faremos qualificação de técnicos a distância e presencialmente para operarem o sistema em toda sua capacidade. Todo o recurso que foi investido para o desenvolvimento deste software, na qualificação dos atuais servidores que o utilizam, começa a retornar para Mato Grosso. O Fiplan está registrado em nome do Governo e possuímos royalties sobre cada função”, destacou Djalma.

CONVERGÊNCIA CONTÃBIL

Mato Grosso foi o primeiro Estado do Brasil a convergir sua contabilidade para padrões internacionais. Desde janeiro, o Governo mudou o registro dos fatos contábeis do regime de caixa para o de competência. As mudanças estão ampliando a transparência das contas públicas. Segundo o superintendente de Contabilidade do Estado, Luiz Marcos de LIma, praticamente todos os técnicos dos setores de contabilidade e financeiro receberam informações necessárias para desempenhar corretamente suas funções, atendendo aos novos procedimentos disciplinados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Daniel Dino - ASC/Sefaz-MT em 17/02/2012 17:27:19
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL